Exibição do filme "O Sangue de Jesus" e palestra "Glória Apagada: O cinema independente afro-americano (1912-1952)" com Richard Peña
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia promovem a exibição do filme O Sangue de Jesus (1941) e palestra Glória Apagada: O cinema independente afro-americano (1912-1952) com a presença de Richard Peña (Universidade Columbia), dia 10 de agosto, às 14 horas no Auditório Marielle Franco e canais do IFCH Unicamp.
Para a maioria das pessoas, o cinema afro-americano começou com Spike Lee, John Singelton ou Julie Dash nos anos 1980; alguns podem remontar aos primeiros filmes com Sidney Poitier, Harry Belafonte ou Eartha Kitt. No entanto, de fato, um cinema independente, feito por e para afro-americanos, existiu desde pelo menos 1912 até os primeiros anos da década de 1950. Esses filmes - comédias, musicais, westerns, filmes sociais - geralmente apresentavam elencos totalmente afro-americanos e eram exibidos quase exclusivamente em bairros afro-americanos. A América “branca” mal sabia que esses filmes existiam.
Em sua palestra, Richard Peña, traçará a história e o desenvolvimento deste capítulo notável, embora pouco conhecido, do cinema estadunidense, apresentando clipes de vários filmes, bem como uma exibição do notável filme O SANGUE DE JESUS (1941), de Spencer Williams.